Com três dias de eventos gratuitos, o evento, que acontece nas proximidades da Torre de TV, leva ao público uma programação rica e diversificada, incluindo shows, exposições, feiras, oficinas e debates

Entre os dias 18 e 20 de novembro, Brasília será palco de um dos maiores eventos dedicados à celebração da cultura negra no país: o projeto Consciência Negra 2024. Com apoio do BRB e realização da Associação de Educação, Cultura e Economia Criativa (AECEC), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)  e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) o evento ocorrerá nas proximidades da Torre de TV e levará ao público uma programação rica ediversificada, incluindo shows, exposições, feiras, oficinas edebates.

“A expectativa é enorme, porque o Evento da Consciência Negra não é só uma celebração, mas também um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da luta por igualdade. Participar disso é reafirmar o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e com o avanço de políticas e práticas antirracistas. É um momento para honrar a história dos nossos ancestrais e construir um futuro mais justo e representativo.” – Marcos Valente, fundador do bloco Folha Seca.

Consciência Negra 2024 tem o objetivo de promover o protagonismo da população negra e celebrar suas contribuições históricas e culturais, reúne uma série de atividades queexaltarão as tradições afro-brasileiras, abordando temas comomoda, beleza, gastronomia, economia criativa e igualdade racial. Durante três dias, a Torre de TV se transformará em umgrande quilombo cultural com uma programação para toda a família. Entre os destaques, estão palestras com personalidadesnacionais, como o rapper MV Bill, que abrirá os debates sobre igualdade racial e consciência negra. 

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a consciência negra é a afirmação da identidade, de forma que seja possível construir uma comunidade onde a diversidade seja sinônimo de riqueza cultural e de harmonia social. “A consciência negra nos chama a refletir sobre a importância da valorização das raízes afrodescendentes na formação da nossa cultura e sociedade e nos incentiva a lutar por um futuro em que todos, independentemente da cor da pele, possam ter seus direitos respeitados e suas histórias reconhecidas”, concluiu.

Atrações

No palco principal, Brasília receberá uma constelação de artistas da música negra local e nacional, com apresentações de peso como Nação Zumbi, Vanessa da Mata, Olodum, SeuJorge, Raça Negra, Marcelo Falcão, Tribo da Periferia, entre outros. Com estilos que vão do samba ao hip hop, passandopelo reggae e pagode, o evento será um festival a céu aberto,proporcionando uma verdadeira imersão na sonoridade e nadiversidade da música afro-brasileira.

O evento também será um espaço para o fortalecimento da economia criativa e dos empreendedores locais. Na Feira Afro Brasília, o público poderá adquirir peças de moda afro,artesanato e produtos produzidos por artesãos eempreendedores afro-brasileiros do DF e das comunidades quilombolas do entorno, como o Quilombo Mesquita e Kalunga. A exposição Tranças no Mapa, resultado da pesquisade mestrado da artista Layla Maryzandra, trará registros fotográficos e narrativas que valorizam a tradição dastrançadeiras e trancistas, uma prática histórica e essencial paraa cultura negra brasileira.

Na área gastronômica, o renomado chef Edilson Oliveira apresentará um cardápio que mescla pratos tradicionais afro-brasileiros com ingredientes locais, proporcionando umaexperiência de sabores típicos do cerrado e da culinária quilombola. A venda de doces, frutas e sucos produzidos porcomunidades quilombolas próximas à capital, como Kalunga e Mesquita, também estará presente, valorizando a ancestralidade africana e a produção local.

Para garantir que todos possam desfrutar do evento, haverá intérpretes de Libras em todas as atividades, audiodescriçãopara facilitar o acesso a pessoas com deficiência visual, além da hashtag #ParaTodosVerem, que será usada nas redes sociais para descrever as imagens postadas, promovendo uma comunicação inclusiva. As instalações também contarão com rampas de acesso e banheiros adaptados, permitindo uma experiência confortável para todos os públicos.

Evento para todas as idades

O evento oferece uma série de oficinas e atividades voltadas principalmente para estudantes da rede pública, como aulas de dança afro, capoeira, hip hop e DJ, promovendo a inclusão da juventude na cultura afro-brasileira e incentivando a formação artística. As rodas de capoeira e encontros de B. Boys e B. Girls celebram as manifestações multiculturais que enriquecem a cultura afro-brasileira.

Pensando no público infantil, o evento dedicará um espaço especial com atrações artísticas como peças teatrais, contação de histórias, brinquedos infláveis e atividades pedagógicas, criando um ambiente seguro e inclusivo para que pais e filhos possam desfrutar juntos da programação.

Programação Shows: 

Dia da Consciência Negra

18 DE NOVEMBRO

17h Show com

Afoxé Ogum pá

18h Show com

Filhos de Dona Maria

19h Show com

Patakori + Folha Seca

20h Show com

Ellen Oléria

21h30 Show com

Marcelo Falcão

23h Show com

Nação Zumbi

19 DE NOVEMBRO

17h Show com

Nego De

19h Show com

Lade B

20h Show com

Julia Moreno

21h30 Show com

Dhi Ribeiro

23h Show com

Seu Jorge

23h45 Show com

Raça Negra

20 DE NOVEMBRO

14h Show com

Francisco Pessanha

15h Show com 

Tropa de Elite

16h Roda de Capoeira

17h Show com 

Marvin

18h Show com

Olodum

19h30 Show com 

Vanessa da Mata

21h Show com

Tribo da Periferia